O trigo é um dos cereais mais produzidos no mundo. Devido a variabilidade genética, apresenta capacidade de adaptação e da foclimática ampla, sendo cultivado desde regiões com clima desértico até aquelas com precipitação pluvial elevada.

A área de produção de trigo no Brasil concentra-se em três regiões distintas: Sul, Centro-Sul e Centro-Brasileira, conforme características climáticas, cultivares e sistemas de produção. As doenças estão entre os principais fatores que limitam a produtividade e a expansão da cultura do trigo no Brasil.

Entre as inúmeras doenças que atacam o trigo destacam-se a giberela, na região de clima temperado, e a brusone, na zona tropical. Essas doenças tem em comum uma forte dependência climática e, também são consideradas de difícil controle. Características que trazem apelo para o desenvolvimento de modelos preditivos acoplado a sistemas de alerta.

Por considerar, os dados climáticos correntes e prognósticos de curto prazo os modelos preditivos do risco de ocorrência de doenças são ferramentas poderosas no processo de tomada de decisão sobre o uso de fungicidas, por exemplo.